Memória do Mundo UNESCO Monumentos de Kozuke Sanpi

 

Kozuke Sanpi é um nome genérico dos 3 monumentos de pedra, Yamanoue-hi, Tago-hi e Kanaizawa-hi construídos na parte sul da cidade de Takasaki, do período de Asuka até o início do período de Nara. (séc.7 a sec.8)

 

Vale ressaltar que há apenas 18 monumentos de pedra existentes no Japão nos tempos antigos, dos quais 3 permanecem dentro de 3 km de diâmetro.

 

A forma de gravação dos monumentos foi trazida por imigrantes da península coreana que se estabeleceram na região de Kozuke-no-kuni (atual Gunma). É um valioso patrimônio histórico e cultural que  monstra intercâmbio cultural do antigo Japão e do Leste Asiático e o sistema familiar daqueles dias.

 

Yamanoue-hi

É o monumento histórico mais antigo entre eles, onde se encontram 53 caracteres de kanji  gravados em 4 linhas, na ordem de língua japonesa. Foi construído com o objetivo de celebrar a  memória da mãe falecida, que foi enterrada no túmulo Yamanoue-kofun ao lado do monumento de pedra.

 

Tago-hi

É o monumento de pedra com 80 caracteres mistos de chinês e japonês gravados em 6 linhas, onde mostra que Tagogun nasceu em 711 sob a direção do governo central. Desde o século 18, o monumento de Tongo-hi tornou-se um modelo para caligrafia chinesa e japonesa.

 

Kanaizawa-hi

É o monumento de pedra com 112 caracteres

gravados em 9 linhas, construido pelo clã Miyake

 

para realizar um serviço memorial para os

antepassados e para desejar a prosperidade do clã. O monumento mostra a propagação do budismo e alto status de mulheres de Gunma desde os tempos antigos.

 

Ônibus gratuito sai da estação de Yoshii (Joshin) para visitar os 3 monumentos de pedra, O trajeto pode ser feito em 45 minutos, 8 vezes por dia.