Informações da Prefeitura de Takasaki

 

Troca de Seguro de saúde Kokumin Kenko Hoken/ Shakai Hoken

 

Todas as pessoas residentes no Japão, têm o dever de ingressar num dos sistemas de seguro de saúde.

Seguro Social de Saúde da empresa (Shakai Hoken)

  • Seguro Nacional de Saúde da prefeitura (Kokumin Kenko Hoken)

Ao ingressar no seguro de saúde, deverá manter o pagamento em dia. Dessa forma, a Caderneta do Seguro de Saúde (Hokensho) será emitida e poderá usufruir dos benefícios quando necessitar de tratamento ou assistência médica.

Em caso de novo emprego e se inscrever no Seguro Social (Shakai Hoken) ou em caso de demissão e desligar se do Seguro Social, a pessoa deverá realizar os procedimentos para se inscrever ou desligar do Seguro Nacional de Saúde. Como a alteração não é feita automaticamente, é necessário fazer os procedimentos necessários na prefeitura dentro do prazo de 14 dias.

Evite pagar o seguro de saúde duas vezes. Verifique  os pagamentos duplicados na prefeitura e efetue os trâmites de desligamento. Caso tenha sido cobrado duas vezes, a devolução poderá ser retroativa a 2 anos.

 

Cartão de Seguro Nacional de Saúde para Estudante (Marugaku)

A pessoa com previsão de mudança para outra cidade, por motivo de estudos (ingresso em colégio, universidade e outros), poderá optar por seguro nacional de saúde para estudante, realizando-se o trâmite correspondente antes do trâmite de notificação da saída da cidade e continuar no seguro de saúde dos pais mesmo residindo separadamente, apresentando o aviso de aprovação de ingresso escolar.

 

Será necessário realizar anualmente o trâmite de renovação deste cartão. Quem está inscrito em outro sistema de seguro de saúde, necessitará consultar a cooperativa do seguro de saúde correspondente.   ☎ 027-321-1235

 

 

Cuidado com os Lixos Perigosos

 

Atomizadores e Cartuchos de gás:

Use o gás contido até o final e coloque em saco de rede amarelo. Caso o conteúdo das latas permanecer, leve diretamente à Prefeitura Central (Ippan Haikibutsu Taisaku-ka) ou Subprefeituras, Takahama e Yoshii Clean Centers, Shinmachi Clean Station.

 

Termômetros e Medidores de pressão arterial com mercúrio :

Como existe o perigo de vazamentos de substâncias nocivas se quebradas durante a coleta ou o transporte, não podem ser depositados no local de coleta de lixo. Leve diretamente à Prefeitura Central (Ippan Haikibutsu Taisaku-ka) ou Subprefeituras, Takahama e Yoshii Clean Centers, Shinmachi Clean Station.

 

Baterias recarregáveis, como baterias de íon de lítio e baterias botão:

Não podem ser depositadas no local de coleta de lixo. Leve a Home centers ou lojas de eletrodoméstico.